sexta-feira, 10 de julho de 2009


Por mais que tentemos, por melhor que sejamos na arte de copiar, o original é sempre melhor que a cópia. O original é autêntico. O original é puro. O original é real.


A cópia, por melhor que seja, é sempre falsa. É sempre vazia, porque afinal não passa de uma cópia, de uma coisa sem alma.


Quando chegamos a um ponto em que precisamos de recorrer a cópias porque os nossos originais não nos satisfazem então está na altura de darmos uma volta na nossa vida.


Quando não sabemos quem somos e queremos ser iguais a outro alguém é porque somos objectos inanimados, vazios, sem alma.


Quando, para nos descrevemos ao mundo (e para fazer o mundo crer que somos uma pessoa que na realidade, não somos), recorremos à imagem dos outros só pode ser porque não nos achamos pessoas suficientemente interessantes para que os outros gostem de nós.


O problema é que, ao mentirmos na descrição, estamos precisamente a impedir que os outros gostem de nós como somos.


Porque as pessoas até podem gostar das palavras que a cópia usa para se descrever, mas acontece que aquela não é ela, aquela é outro alguém, o original.


As pessoas gostam do original porque é assim espontânio e mostra-se a si próprio. A parte “Se não gostam disso então o melhor é mesmo não virem...” é a mais importante de todo o texto e é precisamente o que acontece às cópias.


Muitas pessoas sofrem desse problema, olham mas não vêm. Tocam mas não sentem.


Sabem o que torna essa pessoa original, em uma pessoa especial?


É o facto de ela se assumir exactamente como é. De ela não ter medo de se mostrar ao mundo de forma pura. De ela se despir para o mundo e ter a certeza que apenas terá ao lado dela quem goste dela como ela é, e não como ela se pinta.


Pois por melhor que seja a pintura que a cópia faça de si, vai haver um momento em que a pintura sai e fica apenas ela e aí, ou gosta de si mesma ou não gosta.


Não é por ter uma descrição bonita de si que a torna numa pessoa bonita.


A relação é a inversa: só se fôr uma pessoa bonita é que pode fazer uma descrição bonita de si.


E a descrição será sempre bonita se fôr real.

Sem comentários:

Enviar um comentário